A avaliação do processamento auditivo deu alterada, o que fazer?

O treinamento auditivo é um dos métodos terapêuticos utilizados na reabilitação auditiva de pacientes com alteração de processamento auditivo.
O sucesso do treinamento auditivo está diretamente relacionado à plasticidade cerebral. O cérebro pode ser alterado por estimulação acústica ou pela falta dela, e, dessa forma, o treinamento auditivo pode melhorar habilidades auditivas trazendo melhora ao desempenho auditivo do paciente.
As tarefas utilizadas em um treinamento auditivo devem ser apropriadas para a idade e o nível de linguagem do paciente. Os exercícios sempre serão realizados gerando desafio e repetição. À medida que o paciente melhora o desempenho, a tarefa fica mais difícil, como se fosse um jogo de vídeo game! Se ele acerta, muda de fase; se não, volta à fase anterior.
Hoje existem vários jogos que trabalham as habilidades auditivas e consequentemente melhoram a performance auditiva, o foco atencional e consequentemente, o desempenho no dia a dia.
Cada paciente deve ter um programa de treinamento auditivo personalizado que pode utilizar jogos no computador, no tablet, atividades de escuta em sala de terapia e em cabine acústica. Geralmente são realizadas 10 sessões. Algumas atividades serão feitas em casa com o auxílio do software.
Em muitos casos o treinamento auditivo é realizado paralelo à terapia fonoaudiológica convencional.