Uso de softwares de treinamento auditivo: minha experiência clínica

No dia a dia da clínica é comum atendermos pacientes que, mesmo com uma boa adaptação dos aparelhos auditivos, continuam com algumas queixas: dificuldade de compreensão de fala em ambientes ruidosos e localização sonora, falta de atenção e isolamento social.
Sabemos da eficácia do treinamento para a melhora das habilidades auditivas dos pacientes.
O sucesso do treinamento auditivo está diretamente relacionado à plasticidade cerebral; o cérebro pode ser alterado por estimulação acústica ou pela falta dela! Dessa forma, o treinamento auditivo pode melhorar habilidades auditivas e consequentemente, trazer melhora ao desempenho auditivo do paciente. Existem vários estudos que comprovam a mudança nas respostas neurais, até mesmo em idosos quando expostos à estimulação auditiva de forma intencional.
Atualmente temos alguns softwares interativos e muito interessantes para treinamento auditivo que trabalham as habilidades auditivas e consequentemente melhoram o entendimento de fala de pacientes que usam aparelhos auditivos.
Cada paciente, após passar por uma avaliação das habilidades auditivas cujo resultado indicar alteração, terá um programa de treinamento auditivo personalizado e a inclusão de softwares interativos, o que pode deixar o processo mais interessante e também eficaz.
As tarefas realizadas durante o treinamento auditivo sempre serão realizadas proporcionando desafio e repetição. A medida que o paciente melhora o desempenho, a tarefa fica mais difícil, como se fosse um jogo… se ele acerta, muda de fase, se não, volta à fase anterior!
A dificuldade é variada gradativamente a medida que o paciente responde corretamente. Essa variação pode ser realizada por meio de modificação do conjunto do estímulo (conjunto fechado, semiaberto ou aberto), modificação do ambiente ou da apresentação do estímulo (mudança da relação sinal/ruído), aumento na quantidade de estímulos. Elevar o grau de dificuldade gera desafios para o sistema auditivo.
Como sabemos, realizar atividades em casa é primordial para a eficácia do tratamento.
O avanço da tecnologia disponibilizou softwares on line com banco de dados que permite que o paciente realize essas atividades em seu próprio computador, tablet ou celular. O banco de dados possibilita o monitoramento pelo fonoaudiólogo.
Um software de treinamento auditivo deve desenvolver quatro habilidades auditivas: detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão.
É importante garantir a fidelidade na transmissão do estímulo auditivo computadorizado com placas de som e fones de ouvido de qualidade e confortáveis para evitar mudanças no foco atencional.
Mas ainda são poucos os treinamentos auditivos computadorizados para adultos e idosos usuários de amplificação.
Grande parte dos softwares existentes apresentam designer visual e tarefas para crianças. Outros podem ser usados por adultos, mas muito poucos são específicos para adultos e idosos usuários de aparelhos auditivos.